Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 10/02/2010

Grandes Opções do Plano para 2010

Passaram-se já algumas semanas desde a última vez que nos pronunciámos sobre as Grandes Opções do Plano para 2010. Nessa altura colocámos a descoberto a demagogia e repetição de propostas feitas ano após ano, no caso relativamente a matéria referente à requalificação do parque escolar.

Hoje referimo-nos a uma outra questão: equipamentos culturais.

Indica a Introdução às Grandes Opções do Plano para 2010 que, na matéria referente a equipamentos culturais a Câmara Municipal do Seixal continuará, este ano com:

“programas de qualificação dos equipamentos culturais, nomeadamente no Fórum Cultural do Seixal, nas Galerias de Exposição, nos Antigos Refeitórios da Mundet e Cinema São Vicente. […] No âmbito da candidatura ao QREN aprovada para Regeneração das Frentes Ribeirinhas, terão inicio as obras de requalificação dos Antigos Refeitórios da Mundet – Centro Integrado de Actividades Culturais, de Instalação do Centro Internacional de Medalha Contemporânea na Quinta da Fidalga, bem como a qualificação do espaço exterior da Quinta e a construção do Museu-Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, a criação do Espaço de Cultura e Educação na Escola Conde Ferreira do Seixal e a Musealização e reabilitação do espaço/sítio Oficina Tipográfica do Seixal.” (Vide página 13. Negrito nosso)

Fantástico, poderão dizer os nossos leitores. Quanta obra de natureza cultural será realizada no concelho do Seixal durante o ano de 2010. Quantos espaços lúdico/culturais serão criados dinamizando uma vertente fundamental na educação das modernas sociedades.

Atente-se, no entanto, ao que vinha referido sobre a mesma matéria na Introdução às Grandes Opções do Plano para 2009:

“Continuaremos com os programas de manutenção e conservação dos equipamentos culturais, nomeadamente no Fórum Cultural do Seixal, nas Galerias de Exposição e nos Antigos Refeitórios da Mundet, salientando ainda a abertura do Cinema São Vicente. No âmbito da candidatura ao QREN aprovada para a Regeneração das Frentes Ribeirinhas, realizar-se-á a requalificação dos Antigos Refeitórios da Mundet – Centro Integrado de Actividades Culturais, a instalação do Centro Internacional de Medalha Contemporânea na Quinta da Fidalga, bem como a requalificação do espaço exterior e a construção do Museu-Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, já com projecto aprovado e cuja abertura de concurso terá lugar no inicio de 2009, e a criação do Espaço de Cultura e Educação na Escola Conde Ferreira do Seixal.” (Vide página 12. Negrito nosso)

O que pedimos mais uma vez aos nossos leitores é que comparem o texto do ano de 2009 com o texto do ano de 2010. As semelhanças são, para além de evidentes, preocupantes. O caminho que o executivo comunista do Seixal parece seguir é de repetição exaustiva das mesmas propostas ano após ano. Naturalmente que, mais tarde ou mais cedo, algumas destas coisas vão sendo feitas. Mas será legitimo os governantes criarem expectativas legitimas aos governado e depois nada fazerem para as respeitar?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: