Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 31/12/2009

Balanços e balancetes!

Ao longo do ano de 2009 foram vários os factos que o marcaram a política no concelho do Seixal com especial destaque para as eleições autárquicas realizadas em Outubro último.

Não temos, neste momento, tempo para abordar esta temática com a exaustão que merecia pelo que convidamos os nossos leitores a se pronunciarem sobre esta e outras temáticas que considerem de relevância relativamente ao balanço do ano de 2009.

Quando regressarmos, já em 2010, voltaremos a alguns temas que têm marcado – do ponto de vista político – o final do ano de 2009, como por exemplo: a situação na Assembleia de Freguesia de Corroios; a questão da JSD Seixal; a aceitação de um pelouro pelo PSD Seixal e pelo Dr. Paulo Edson da Cunha.

Procuraremos, se existirem nessa altura informações sobre o assunto, abordar a problemática relativa às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010 da Câmara Municipal do Seixal. Esta será, certamente, a questão central deste espaço durante o mês de Janeiro.


Responses

  1. Muito rapidamente e sem obedecer a qualquer ordem cronológica, eis alguns factos que marcaram negativamente o ano 2009 no concelho do Seixal.

    Escolhemos estes, com a certeza de que muitos outros poderiam aqui constar.

    Um dos mais relevantes factos que a população registou foi ver o PS andar às cambalhotas com o futuro hospital do Seixal e o PSD a assobiar para o lado, ao mesmo tempo que via o PCP mobilizar a população do concelho para legitimamente reivindicar o que esta tinha e tem direito.

    E com esta luta começou a desenhar-se a expressiva vitória que a CDU obteve em todas as freguesias do concelho, enquanto os principais partidos da oposição revelaram mais uma vez quão distantes estão do sentir da população que dizem querer defender.

    Mostraram ainda à população o conceito que têm da política, ao pretender fazer desta não um combate sério em prol da melhoria da qualidade de vida da população, mas sim um espectáculo de mau gosto assente no pior do marketing .

    Enquanto a população sentia cada vez mais na pele os efeitos da crise, os estrategas do PSD e do PS alimentavam, inconscientemente, a comédia que foi a sua campanha eleitoral, ora com propostas inócuas, ora apresentando e convivendo com modelos que não são modelos para ninguém.

    Para a história da comédia destas eleições autárquicas e para os anais do humor português, destacaram-se ainda os cabeças de lista do PS na Arrentela e em Fernão Ferro que foram esmiuçados pelos Gatos Fedorentos e mostraram ao País e ao mundo, através da net, como aqui no concelho do Seixal a política é séria, e responsável é a escolha dos candidatos.

    Destaque ainda para a comédia das eleições que tiveram que ser repetidas para os Bombeiros da Amora.

    Destaque merece também Fernão Ferro, uma freguesia sempre em destaque pelos piores motivos.

    Nesta freguesia, por erro, desatenção ou incompetência de quem está nas mesas de voto e irresponsabilidade de quem escolhe os seus representantes, a verdade é que já começa a ser tradição as irregularidades que se encontram no escrutínio dos votos.

    Polémica também à volta das eleições polémicas para a ADUFF, que é tudo menos uma Associação Desenvolvimento Urbanístico de Fernão Ferro, e ainda na Associação Amigos do Pinhal do General e na AUGI, onde associados e moradores reivindicam a realização de eleições que não se fazem há uma meia dúzia de anos.

    E, claro, para fechar a época da comédia que dizer daquela que se assistiu na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro para formar o Executivo e a Mesa da Assembleia?

    Felizmente, o 2009 está a terminar.

    Esperemos que o 2010 seja muito melhor para todos.

  2. Caro Filipe, já deixei estes dados noutros blogues, e espero que não se esqueça de referir nesta sua missão, dados como as seguintes despesas previstas para 2010:

    – 351.847 mil euros no boletim municipal do Seixal
    – 129.685 mil euros para a agenda municipal
    – 9.000 mil euros para o “Manual do Utilizador das Instalações Municipais”

    Já agora, caro comentador anterior, explique-me qual a polémica sobre as eleições da ADUFF.

    Que eleições? Que eu saiba, nenhuma ocorreu, senão as que o seu “proprietário” disse que tinham ocorrido, curiosamente na mesma ocasião que aproveitou para dar a conhecer que é a Cãmara (CDU que venceu como diz com expressiva vitória) que paga as despesas de um edificio ocupado ilegalmente.

    Bom ano para si, Filipe e para os seus comentadores
    M.

  3. Seixal: escola básica pede aquecedores há 13 anos.

    Professores da EB1 de Arrentela exigem quadro eléctrico que suporte os aquecimentos. Alunos na sala, de luvas e gorro.
    Leia mais:

    » Docentes denunciam frio nas escolas»
    Fonte: IOL

    Os professores de uma escola básica de Arrentela, Seixal, reclamam com urgência um novo quadro eléctrico e aquecimentos alegando que não há condições para os alunos estudarem com temperaturas baixas, refere a Lusa.

    Professores da escola básica N.º 1 de Arrentela, Seixal, disseram, quarta-feira num sessão pública na câmara do Seixal, que há 13 anos que pedem um quadro eléctrico com capacidade para suportar aquecimentos, recordando que não têm condições para «exigir a crianças de seis anos que trabalhem com 6 e 8 graus às oito da manhã».

    «Com o frio que tem estado e logo às oito da manhã é impossível pedir aos alunos para tirarem as luvas e os gorros», lamentou a professora Mariana Casquinho durante a sessão pública.

    Há mais de uma década à espera de um novo quadro eléctrico, a coordenadora do agrupamento de escolas de Arrentela considera «inadmissível que os técnicos da câmara municipal já tenham visitado a escola algumas vezes para estudarem o quadro eléctrico e o problema subsistir há 13 anos».

    Em resposta, a vereadora da Educação na Câmara do Seixal, Vanessa Silva, afirmou que «na última sessão de câmara já tinham sido aprovadas verbas para a realização das obras previstas para a escola».

    Descontente com a resposta, Mariana Casquinho adiantou que «há uma semana atrás a escola não foi fechada pelos pais dos alunos porque os professores se opuseram e prometeram dar-lhes uma resposta concreta por parte da câmara municipal».

    «Será que é assim tão difícil colocar-se um quadro eléctrico capaz de dar resposta às necessidades daquelas crianças?», questionou a docente.

    O vereador do Urbanismo, Jorge Silva, explicou que a escola funciona num edifício antigo, onde se torna mais difícil instalar um novo quadro eléctrico.

    «É com grande tristeza que venho aqui reivindicar estas necessidades básicas que as crianças precisam para aprender, porque inclusive, levei um aquecedor de minha casa para poder minimizar o mal estar dos meus alunos, mas tive que o desligar porque o quadro não aguenta e dispara», repudiou a professora.

  4. Filipe Nunes diga lá se não está engraçada a imagem?

    Se quiser tem a minha autorização para utilizar. Até pode mandar fazer um outdoor com ele que eu não me importo. Tem é que manter os créditos.

    Tenho dito.

  5. Cá para mim o Filipe Nunes passou para o PCP, ja deve saber a cartilha de trás para a frente, já deve andar a ler edições antigas do ПРАВДА ( PRAVDA) e a cantar o hino soviético . Já é a cara da contra-oposição no Seixal. O Paulo Silva já foi!

    Por fim, gostava de notar que acho um certo intresse à união Flamingo – Pensar Seixal. Mete o Seixal Sim! e temos um novo “Axis of Evil”.

    Ao que esta terra chegou…

  6. Anónimo, a não ser a participação que tenho no blogue Cheira-me a Revolução (que infelizmente não tenho cumprido por falta de tempo) não faço coligações com ninguém.

    Agora, gosto imenso de assistir a filmes de comédia e este “Quem matou a JSD?” para mim merecia um óscar!

    Tenho dito.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: