Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 21/11/2009

Grandes vencedores e derrotados das eleições autárquicas

Já aqui avançámos, quando nos pronunciámos sobre os resultados eleitorais, que o número de derrotados nas últimas eleições autárquicas é bem superior ao dos vencedores.

Entre os derrotados, e aquele que para nós sofreu também a maior derrota pessoal, está Paulo Edson da Cunha, candidato a Presidente da autarquia e Presidente da Comissão Política do PSD Seixal. O resultado do PSD foi o pior de sempre. Este partido perdeu em todos os campos: na vereação, na Assembleia Municipal, nas Assembleias de Freguesia.

Há muitos outros derrotados no PSD e sobre eles ainda aqui vamos escrever. Mas Paulo Edson da Cunha é o maior derrotado de todos. A campanha foi centralizada na sua pessoa e isso, ao contrário do que se poderia eventualmente esperar, não foi uma mais-valia, antes pelo contrário.


Responses

  1. É preciso deixar bem claro que Paulo Edson da Cunha foi para mim, a partir de determinada altura, uma aposta pessoal e que estou solidário, como aqui já fiz questão de deixar claro, com esta derrota.

    Cumprimentos,
    Filipe de Arede Nunes

  2. “Há muitos outros derrotados no PSD e sobre eles ainda aqui vamos escrever.”
    Mas isso só aconteceu no PSD?
    “Há muitos outros derrotados no PSD e sobre eles ainda aqui vamos escrever.”
    Mas isso só aconteceu no PSD?
    Na minha opinião, ao contrário da sua afirmação, existem menos culpados no PSD do que em qualquer outro partido considerado derrotado. Pegando nas suas declarações, foi sem dúvida uma derrota mais pessoal que partidária, uma derrota de uma pessoa, de um estilo, de uma “vaidade” pessoal, do autismo político e de ostracisismo a que esse senhor votou muitos dos militantes, de valor, na secção do Seixal do PSD.
    O PSD é mais do uma pessoa e foi isso que certas pessoas não entenderam.
    Mais peço que analise bem os resultados eleitorais por freguesias, por mesas, como quiser e vai ver que as pessoas não se reviram no pretenso “carisma” do candidato social democrata que a única coisa em que assentava era o da sua semelhança física com o presidente dos EUA Obama.
    E ainda não terminou.
    Não sou daqueles que defendem um regresso ao passado.
    Não sou daqueles que defendem a demissão do senhor Paulo Cunha, pois para mim deve manter-se a presidente da do PSD- Seixal até estar resolvida a situação em Fernão Ferro, seja por eleições, seja por qq outro tipo de fim. Mas, uma coisa lhe asseguro, se formos a eleições em Fernão Ferro e a CDU atingir a maioria absoluta, então este senhor consegue entrar na história como o pior líder do PSD Seixal (embora, na minha opinião já se possa qualificar como tal).

    Atentamente

  3. Filipe, está a ver mal o filme. Como é que ele é derrotado? O que é que ele perdeu?

    Não é vereador? Não ganha 3.000€ por mês?
    Não continua a ser presidente da CPS/PSD? Não vai nomear um acessor da confiança dele distribuindo também um tachito? Não ganhou uma série de clientes à pála do Obama? Não foi á tv como advogado fazer mais um pouco de propaganda às custas do PSD?

    Não entendo como é que é derrotado.

    Acho que o PSD sai derrotado, ele não. Ele é um dos grandes vencedores mesmo.

  4. É menos que isso…meio-tempo, o melhor era falar documentado, mas para quê? para dizer mal não é preciso, é mesmo falar por falar.
    A verdade é que algumas coisas até podem fazer algum sentido, mas e então os outros?? os seus antecessores, não tiveram tachos?, não distribuiram tachitos?? e não se promoveram à conta do PSD.
    Até parece que o “Obama” apontou uma pistola às pessoas para ser o candidato, e depois afinal é que é que ficamos?? a história do Obama foi uma má aposta que só ridicularizou, ou antes pelo contrário era muito boa e o homem fartou-se de ganhar clientes?? ou ainda a estratégia era ridicula em termos politicos, mas já é excelente e produtiva em termos profissionais, tenham dó e não digam asneiras.
    Na minha opinião o homem trabalha e faz pela vida, ou agora também vou dizer que ele ganha o ordenado (meio-tempo) e não faz nada…

  5. Caro Dr. Daniel, sabe melhor do que ninguém o que se passa no PSD Seixal, sabe melhor do que ninguém que concordando ou não com Paulo Edson Cunha, ele é um homem inteligente com uma capacidade de trabalho invejável, sabe também muito bem que a maioria não trabalhou nesta campanha, com devidas e poucas excepções, sabe muito bem que o homem fez tudo, tinha grande parte da equipa sem capacidade de trabalho e sem querer fazer fosse o que fosse, uns porque não queriam, outros porque não sabiam. O Dr. Filipe foi o próprio, segundo apurei, e desminta-me se estou em erro, a abandonar o barco. Fica-lhe muito mal, a si, um jovem que ao que julgo, tem pretenções politicas, que foi um elemento activo durante algum tempo no partido, vir para aqui falar em derrotas, nomeadamente alimentar derrotas pessoais, nomeadamente do Dr. Paulo Cunha que mais do que ninguem trabalhou, mas, um trabalho destes faz-se em equipa e como sabe, não teve equipa. Se há assim tão bons elementos no PSD Seixal, diga quem são, quem seria capaz na conjuntura em que estamos de ter feito mais e melhor. Com pessoas como o Sr. Dr. e com uns tantos outros como o Sr. o PSD não chega lá nunca. Vocês fomentam a discordia interna, colocam interesses pessoais acima de tudo, discutem lugares, não ideais. Paulo Cunha distingue-se, mas sozinho claro que não conseguiria. Tiveram uma oportunidade de brilhar, mas para que Paulo Cunha não brilhasse, preferiram nada fazer.

  6. Cara Beatriz, acho que se encontra muito mal informada.
    O senhor Paulo Cunha sempre teve equipa.
    A equipa que ele escolheu. Aos outros, o senhor Paulo Cunha afastou, ostracizou, hostilizou, dentro do PSD Seixal, convencido que a sua equipa, em que a Beatriz faz parte, seria mais que suficiente para as eleições autárquicas, convencido que a sua semelhança com Obama resultasse nas urnas tal como tinha resultado nos folhetins das manhãs.

    Mas, cara Beatriz, não gostei da sua informação sobre a equipa do Candidato, nomeadamente quando afirma: “tinha grande parte da equipa sem capacidade de trabalho e sem querer fazer fosse o que fosse, uns porque não queriam, outros porque não sabiam.” A senhora Beatriz acabou, e para elogiar o candidato, de insultar toda a equipa que trabalhou com nesta candidatura. Francamente mal.

    Mas, não resultou. A maioria da população achou ridícula a campanha do PSD, apesar do que todos os gurus do Marketing possam afirmar, a população do Seixal não gosta de ser enganada, não gosta de sósias. A população do Seixal, apesar de humilde é orgulhosa, e sobretudo extremamente conservadora no que diz respeito a mudanças políticas.

    Mas tratemos apenas de factos políticos, porque à semelhança da senhora Beatriz, também acho completamente despropositado qualquer alegação à vida privada ou profissional do candidato. Em eleições autárquicas foi o pior resultado dos últimos vinte anos. Não estamos no período conturbado pós 25 de Abril, como tal posso afirmar que este se tratou do pior resultado de sempre. Mais, espero pela resolução do caso de Fernão Ferro. Mas, temo que se chegarmos a eleições, este senhor candidato tenha condenado a freguesia a uma maioria absoluta da CDU. Falta de capacidade de ler os resultados eleitorais. Aliás muita falta de qualidade.
    Para terminar, senhora Beatriz, sobre tachos e tachinhos, e pasme-se, estamos aqui a falar de um assessor, apenas uma pessoa que deve ser competente e o braço direito do vereador, acham isso tacho? Dona Beatriz, acha que todos os empregos têm e ser por concurso? O seu posto de trabalho/emprego foi por concurso, seja ele público ou privado?

  7. Cara Beatriz,

    Não costumo, porque não sinto necessidade de responder a pessoas anónimas, vir aqui fazer a minha ou a defesa de outrem, mas a senhora faz aqui algumas afirmações a meu respeito que pecam por serem inverdades.

    Em primeiro lugar e em jeito de preludio, não posso deixar de fazer referencia ao facto de o primeiro comentário deste texto ser da minha autoria. Comentário, aliás, onde eu me solidarizo com a derrota do Dr. Paulo Edson da Cunha e assumo que fui e seria, eventualmente, seu apoiante se voltasse atrás no tempo.

    Em segundo lugar tenho pelo Dr. Paulo Edson da Cunha estima pessoal. Julgo que é um homem inteligente e de capacidade e que deu o seu melhor pelo PSD. Infelizmente o seu melhor não foi o suficiente e representa o pior resultado de sempre do PSD no Seixal. Parte da responsabilidade que tem é partilhada mas o comandante do navio é sempre aquele que deve assumir a maior parcela da mesma.

    Em terceiro, e como deve compreender, não me pronuncio sobre assuntos internos da organização do PSD. Tenho informação privilegiada sobre muitos assuntos mas considero despropositado vir para um espaço público tecer comentários sobre a mesma. A vida interna de um partido deve ser discutida nos locais correctos e pelos seus militantes. Um blogue não é o local correcto e eu nem sou militante do PSD.

    Nunca abandonei barco nenhum. Desfilei-me do PSD por um conjunto de razões e nenhuma delas teve directa ou indirectamente e ver com o Dr. Paulo Edson da Cunha. Para mais, e como o próprio pode atestar, não deixar de continuar a colaborar naquilo que me foi solicitado. E fi-lo com prazer!

    Não me cumpre hoje apelar ao que eventualmente eu ou outro poderíamos fazer em circunstâncias semelhantes. A história não é feita de suposições mas de factos concretos mas posso asseverar-lhe que faria diferente. Os resultados poderiam ser melhores ou piores. Nunca o vamos saber.

    Nunca discuti o meu lugar em circunstância alguma. Tenho quase dez anos de militância do PSD dos quais me orgulho e não pelos lugares que ocupei ou que deixei de ocupar mas sim pelo trabalho que fiz. Muito dele está publicado na Internet e outro foi concretizado em dezenas de moções apresentadas em Assembleias Municipais e de Freguesia.

    Por fim deixe-me só dizer-lhe que, naturalmente, não me revejo na generalidade das suas palavras. Julgar sem conhecer os factos é muito mais difícil do que julga e a Beatriz escreveu sem fazer ideia do que quer que fosse.

    Cumprimentos,
    Filipe de Arede Nunes

    PS: vejamos agora se o seu comentário era unicamente provocatório ou se quer mesmo fazer valer algum ponto de vista defensável.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: