Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 01/10/2009

Debate no Seixal

S_02

S_04

Decorreu ontem (dia 30 de Setembro), na sede da Associação Náutica do Seixal o debate entre os candidatos a esta junta de freguesia.

O debate da freguesia de Amora parece ter dado o mote no sentido de tornar estas reuniões mais interessantes e participadas, sobretudo porque os candidatos conseguiram e desejaram assumir uma postura mais forte.

O primeiro a usar da palavra foi o candidato do BE (Júlio Almas) sendo que ficámos particularmente surpreendidos com a sua intervenção. Sem receio de por o dedo na ferida e de apontar os problemas demonstrou conhecer bem a freguesia e sobretudo ter propostas para a mesma.

Depois interveio o candidato do PSD (Pedro Sousa). Sendo o mais jovem da mesa (apesar de todos os candidatos serem bastante jovens também) não se mostrou pressionado com a situação. Porventura terá apresentado o programa mais bem estruturado de todos e demonstrou com clareza que é um conhecedor dos problemas da freguesia.

O candidato do PS (Rui Brás) foi o terceiro a intervir. Nervoso e com dificuldade em se fazer ouvir pareceu um pouco perdido tendo sido incapaz de fazer passar a sua mensagem. Não duvidamos que seja um seixalense convicto e com ideias mas o debate não lhe correu particularmente bem.

Em quarto lugar foi a vez do candidato do CDS apresentar as suas propostas. Claramente limitado por não ser residente na freguesia teve particulares dificuldades na relação com o público e na apresentação das suas ideias.

Finalmente interveio o candidato do PCP (António Santos, aka Toni). Não existe qualquer dúvida que vibra pela sua terra que, provavelmente, conhece como nenhum outro candidato. É uma figura simpática e cativante. Sendo o actual Presidente da Junta de Freguesia apresentou um resumo do seu trabalho ao longo do mandato e um conjunto de propostas para o futuro.

O debate foi animado e o nível da discussão elevado. Todos os candidatos se referiram àquele que é, certamente, o maior problema actual da freguesia: a mudança dos serviços municipais para um novo edifício fora do centro histórico da freguesia.

Neste capítulo, destaque para as propostas dos candidatos do PS, do PSD e do BE que parecem ter estudado bem o que fazer. As preocupações com o comércio local foram evidentes, embora a instrumentalização da plateia não tenha permitido obter uma real visão do problema.

Amanhã daremos conta do que se passou no debate dos candidatos à freguesia da Arrentela.

Anúncios

Responses

  1. Parabens pelo blog!. Deixo uma pequena nota sobre este post. Estive nesta espécie de “debate”, e cheguei a conclusões completamente distintas daquelas enunciadas neste artigo. Em primeiro lugar este “debate” não passou de uma sessão rídicula de ataques pessoais, utilizando-se os mais execráveis argumentos. Questões importantes e problemas da freguesia não foram debatidos, e a construtividade do discurso foi nula. Os candidatos da CDU, PSD, PS e do Bloco, embora este não tanto, tiveram um desempenho risível. O candidato do PSD, um miúdo com um look yuppi, começou com piadinhas, disse disparates, e parecia um boneco da TVSHOP. O candidato da CDU foi um típico facho-estalinista, com a sua rígida doutrina de supremacia racial de quem é nado no Seixal, insultando muitos moradores desta freguesia que não nasceram mas que vivem nesta há muitos anos, contrariando assim a História da República Portuguesa, a Democracia Portuguesa, a Constituição Portuguesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem. O candidato do PS não se fez entender. O do bloco repetiu aquilo que todos já sabemos.

    Cumprimentos.

  2. Caro José do Seixal,

    Em primeiro lugar quero agradecer o seu comentário.

    Em segundo lugar permita-me que lhe diga que o seu comentário ilustra o porque da democracia ser de facto o melhor regime. É fantástico quando duas pessoas que assistiram aos mesmos factos o conseguem interpretar de forma distinta. Naturalmente que respeio, embora discorde, da sua interpretação dos factos.

    Cumprimentos,
    Filipe de Arede Nunes


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: