Publicado por: Patrícia Fernandes | 04/04/2009

Sobre a importância do Boletim Municipal

Ao contrário da opinião de muitos, eu não concordo com o fim do Boletim Municipal (BM). Um município deve ter um instrumento informativo que possa chegar a todos os munícipes. Mas, na minha opinião, não seria rígido manter o BM tal como o conhecemos hoje.

Comecemos pelo início. Como habitante do concelho do Seixal que passa a maior parte do tempo em Lisboa, o tempo que me sobra é muito pouco para me poder informar devidamente sobre o que se passa no local onde moro. Gosto de perceber o estado das coisas, o que se está a fazer, o que se está a planear fazer, o que está a acontecer. Não tenho disponibilidade para procurar informações mas ter acesso a elas é um direito que me assiste. Os cidadãos devem estar a par do que se passa em volta, desde que de forma transparente e honesta.

É claro que seria poupado muito dinheiro se todas as informações fossem exclusivamente publicadas num site da Internet. Mas não seria democrático porque não chegaria a todos. E é ainda mais claro que o actual executivo (e, possivelmente, os anteriores) se aproveita sempre um pouco para a tal “propaganda” que tão bem conhecemos. Pode ler-se no nº501 do BM, de dia 3 de Abril, uma notícia acerca da manifestação que juntou milhares de pessoas contra as políticas do Governo, nas ruas de Lisboa. Ora isso nada tem que ver com o município do Seixal e o BM foi aqui usado como um instrumento para passar uma mensagem. É grave.  

Já tive oportunidade de referir algumas vezes que no concelho de Oeiras existem pelo menos três publicações diferentes a chegar às mãos dos munícipes: “30 dias em Oeiras”, “Oeiras Actual” e “Oeiras em Revista”. Já pude lê-las a todas e em nenhum dos casos achei que fosse dinheiro deitado fora, ainda que para poupar se pudesse fazer uma única publicação que abarcasse os temas tratados nas três. São revistas de bom gosto, apelativas, informativas, úteis e práticas. E é algo dentro desse estilo que defendo para o Seixal.

Em formato de revista e com periodicidade mensal poderia chegar a nossas casas uma panóplia de informação que todos desejamos sem ter que perder tempo a procurar. Sem manobras propagandísticas à mistura, o que é sempre difícil de assegurar, a não ser que o departamento de comunicação da CM seja totalmente autónomo em termos de tomada de decisão. O BM tal como o conhecemos agora poderia sofrer um upgrade e podia ser ainda mais útil e mais lido, com um propósito tanto lúdico como informativo. Quem é que não deseja saber a programação do Fórum do Seixal, as farmácias de serviço, os melhoramentos de acessos, as restantes obras que estão a ser feitas por aqui?

E para quem acha que divulgar as distinções, prémios e reconhecimentos públicos que a autarquia recebe é uma manobra de propaganda… bom, não sejamos hipócritas. Quem quer que fosse que lá estivesse gostaria de divulgar esses casos.

Outra coisa que devo sublinhar é mesmo a obrigatoriedade de dar conhecimento aos munícipes de algo tão importante como as contas do concelho e parece-me que a Câmara Municipal do Seixal o faz. Agora, sinceramente, não estejam é à espera que sejam publicadas notícias sobre o que corre mal no concelho porque, realmente, não é esse o objectivo de uma publicação desta índole. O ideal era ter uma revista ou jornal que nos desse conta de tudo, de forma isenta e imparcial, o bom e o muito bom, o mau e o péssimo. Mas isso é absolutamente idílico porque não há (e corrijam-me se estiver enganada) órgãos de informação desse tipo sem qualquer ligação partidária. Qualquer que seja, totalmente independente, a nível concelhio.

As pessoas são dotadas de espírito crítico, não é por uma publicação mostrar apenas o que de bom está a ser feito no concelho que as pessoas passam a achar que vivem num lugar perfeito. Claro que não. Mas vivem mais informadas, mais atentas a eventuais problemas e apuram esse mesmo espírito crítico.

O BM é um gasto de dinheiro inútil? Não. Pode ser melhorado? Muito. Pode arranjar-se uma estratégia para poupar dinheiro dos contribuintes na publicação do BM? Claro.

O BM não é a principal fonte de problemas deste concelho e eu diria até que é uma preocupação supérflua. Porque enquanto não se mudarem estratégias e mentalidades, o Seixal continuará um concelho viciado e inerte. E isso é o que queremos que mude.

Anúncios

Responses

  1. Existe o site, a revista informativa e o Boletim Municipal. Sera que é necessario tanto? será que faz sentido noticias como as da grave publicadas quase um mes depois. o problema é que o BM não é um jornal informativo mas sim um meio de publicidade partidaria.

  2. Voce consegue deitar por terra anos de politica da JSD.

  3. Obrigada. É um elogio isso. Não sou, nunca fui, nem nunca hei-de ser da JSD.

    Este blogue é apartidário, não sei se já se apercebeu. E, como tal, ninguém aqui está em representação de um partido político. Este blogue pretende ser apenas um sítio para se debater ideias que possam contribuir para melhorar este concelho.

    Obrigada pelo seu comentário.

  4. Eu é que agradeço pelo seu trabalho/comentários

  5. Não sei onde foi buscar a ideia que estava a insinuar que fosse da JSD?
    Todos sabemos a sua tendencia socialista. Apenas afirmei que desmontou por completo anos de trabalho da JSD. E depois afirmar que é apartidário?? LOLL

  6. Erro meu então.

    E sim, apartidário. O blogue partiu da iniciativa de membros da JSD, mas se fosse um blogue da JSD eu não estaria aqui agora a responder-lhe, pode ter a certeza.

  7. Não é não apartidário.
    Não é mesmo.
    Mas, percebo o que a Patrícia quer dizer, só que está a utilizar a expressão errada. Deveria utilizar pluripartidário ao invés de apartidário. ok?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: