Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 25/03/2009

Reflectir sobre o Seixal!

o-pensador

É relativamente fácil alimentar um blogue onde se escreva sobre a realidade e a política nacional. Afinal de contas, todos os dias, jornais, rádios, revistas e televisões – contando com o trabalho de milhares de jornalistas – oferecem a uma massa de comentadores informação em catadupa sobre o que o Primeiro-Ministro ou a líder da oposição fizeram ou disseram.

Difícil é escrever sobre a realidade autárquica. Talvez não o seja para quem vive em Lisboa ou no Porto – locais aos quais a comunicação social nacional dá bastante destaque – mas para quem vive em concelhos suburbanos como é o caso do Seixal, que apesar de contar com mais de 175000 habitantes raramente merece o destaque dos principais órgãos de comunicação social.

Já lá vai o tempo em que quase não existiam meios de comunicação locais no concelho do Seixal. Hoje, fruto de um crescente interesse é possível já encontrar jornais e rádios interessados e radicados no concelho e que sempre vão dando destaque ao que cá se passa.

No entanto, para os blogues de natureza regional ou local o trabalho continua a ser muito difícil. É quem escreve que tem de ir à procura da informação, perscrutando nas actas, interpretando as GOP, fazendo propostas, identificando problemas, apresentando soluções. É um trabalho hercúleo e na grande maioria das vezes sem grande impacto junto da população que parece continuar adormecida e desligada da realidade em que está inserida.

Apesar de tudo, alguns blogues de natureza local existem nos quais se fala pouco do que vai acontecendo no concelho. Nomes pomposos com referências explicitas ao Seixal e onde se não encontrar ideias, soluções ou propostas para os problemas do concelho, mas sim e quase apenas, referências de natureza nacional.

É pena. O Seixal precisa de soluções para os graves problemas que tem e precisava que todos estivessem disponíveis para contribuir. É que se não forem os que cá vivem a se preocupar com o que se cá passa, quem é que será que se vai preocupar?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: