Publicado por: Filipe de Arede Nunes | 02/03/2009

Sobre a blogosfera!

Existe uma longa tradição de maledicência relativamente a todos os indivíduos que desempenham funções políticas: que exercem a sua actividade afastados do cidadão; que não se preocupam com o bem-estar da população; que querem apenas ter um «tacho»; que não informam os eleitores da sua actividade política; que têm uma «agenda escondida» na qual favorecem grupos de interesse ou de pressão; que apenas se dão a conhecer em período de eleições.

A enumeração é meramente exemplificativa, por nos ser impossível retratar uma realidade muito mais extensa e susceptível de nunca estar conclusa.

Os mais novos políticos do nosso concelho têm-nos recentemente habituado a uma postura que está nos antípodas desta realidade supra citada. São cada vez mais, mais frequentes e com maior qualidade os blogues de representantes de alguns partidos políticos do nosso concelho, com particular ênfase para os blogues de dois dos candidatos à Câmara Municipal do Seixal: A Revolta das Laranjas do Dr. Paulo Edson da Cunha candidato pelo PSD; Rumo a Bombordo do Dr. Samuel Cruz candidato pelo PS.

É de salutar a disponibilidade destes políticos de nova geração de darem a cara, sem preconceitos e vergonha pelas suas ideias, sujeitando-se ao comentário e à crítica do público, fazendo sugestões, apontando falhas, apresentando propostas e sobretudo tendo sempre a porta aberta à apresentação dos problemas reais por parte da população.

Não são os candidatos os únicos que têm este género de espaços. Pessoas individuais como o Dr. Fonseca Gil do Acorda Seixal e também os blogues de duas juventudes partidárias (JSD Seixal e JS Amora e Seixal) têm ao longo dos últimos anos proporcionado momentos de intenso debate de ideias e de reflexão conjunta que dão uma nova força à expressão «democracia participativa».

No entanto, e apesar do esforço destas forças partidárias ser relevante e entusiasmante, a verdade é que nem todos os partidos políticos aderiram ainda a esta realidade: BE, CDS (que não tem representação em qualquer órgão colegial do nosso concelho) e sobretudo PCP (apesar da existência de dois blogues – Seixal Sim! e Aldeia de Paio Pires – que estão conotados com esta força política, mas onde não é possível identificar os seus membros, na medida em que quase na totalidade escrevem sob pseudónimo) continuam à parte do contacto directo com as populações.

Se é verdade que o CDS quase não existe – sem expressão em número de mandatos – a verdade é que BE e PCP existem e representam uma fatia considerável da população deste concelho. Apesar de tudo, e provavelmente devido à sua natureza, recusam dar contas do trabalho que executam e das políticas que defendem. É pena, perde a democracia e os habitantes do concelho do Seixal que beneficiariam certamente com uma ligação directa aos seus representantes.

Estamos em crer que a blogosfera em particular e a Internet em geral podem representar a forma de fazer política no século XXI. Cada vez mais existe procura por parte da população de informação e esclarecimentos neste meio e cabe aos partidos dar essa informação. Ademais, o mandado dos eleitos deve ser controlado. Que melhor forma existe do que estes colocarem à disposição dos seus eleitores o fruto do seu trabalho e a justificação das suas opções?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: